30 de março de 2011

A ditadura da qualidade de vida

Adorei uma reportagem que li na revista da Joyce do mês de março sobre a ditadura da qualidade de vida.
A matéria fala sobre a busca frenética pela dita qualidade de vida e o stress gerado. E com isso, hábitos que deveriam ser mais saudáveis e facilitar o dia a dia, acabam fazendo mais mal do que bem.
O psicólogo Luiz Meyer afirma: "quando a pessoa se torna escrava dessas regras, de um padrão de corpo que é aprovado de fora para dentro e não de uma escolha pessoal, é como se houvesse uma espécie de urubu no ombro fiscalizando tudo que ela faz o tempo todo".
É como se esse estilo de vida estivesse na "moda" e todo mundo agora quer fazer meditação, ir para a India, correr 20 km, fazer massagem ayurvédica, ioga, acupuntura e tomar florais. Se alimentar saudavelmente virou uma obssessão: você tem que ingerir 7 tipos diferentes de folhas por dia, sendo algumas folhas verde-escuro e outras verde-claro, legumes orgânicos, 6 porções de frutas por dia, leite de soja e se antes o diabo vestia Prada, hoje atende pelo nome de McDonald's. Chocolate? NÃO PODE! Picanha? Tá doida?
Tudo que é demais, sobra! Tem que ponderar. Esse grande entusiasmo por qualidade de vida gera um consumo cada vez maior de itens que pretensamente contribuem para obter o estado de nirvana: produtos ecologiamente corretos, alimentos saudáveis, "pulseiras do equilibrio", viagens para a India para auto -conhecimento (em hotel 5 estrelas, é lógico!) e por aí vaí.
No final da matéria tem um quadro muito engraçado, que vou reproduzir aqui os itens que achei mais legais:

CERTO OU ERRADO: VIDA IDEAL X VIDA REAL


TENHO DE comer salada e com pelo menos uma folha verde escura!
QUANDO EU QUERO...bife com farofa e batatas fritas (ah!, e molho vinagrete).








É POLITICAMENTE CORRETO falar bem de tudo e de todos
MAS ADORO...uma boa fofoca.






TENHO DE me hidratar com isotônicos, água de coco, sucos da fruta e 2 litros de água por dia.
MAS GOSTO MESMO É DE... uma boa caipirinha ou uma cerveja ou uma coca bem gelada.








TENHO DE... meditar duas vezes ao dia e buscar a iluminação.
QUERO MESMO É... cair no mundo e me divertir adoidado


É BOM fazer terapia para, então, me encaixar neste mundo.
NÃO SERIA MELHOR...se como eu sou e ponto final?

JÁ PASSOU DA HORA de comprar o novo iPhone.
MAS AMO... o meu anterior, e ainda nem sei mexer em tudo.





É UMA MARAVILHA ler tudo no iPad
E NÃO É MELHOR AINDA ter tempo de folhear todos os livros e revistas que quero?





É BOM fazer acupuntura, massagem ayurvédica, tomar florais e homeopatia.
MAS PRECISO... tomar logo o remédio tarja preta e acabar com essa dor em 2 minutos.





PRECISO respirar fundo e me controlar.
QUANDO...estou louca para dar um piti.



TENHO DE SER perfeita e conseguir viver de acordo com toda essa lista.
QUANDO, NO FUNDO NO FUNDO, SEI...que é (quase) impossível.





Eu acrescentaria ainda um monte de coisa nessa lista! Em tempo, já passou o filtro solar fator 100 hoje?

Fotos: reprodução

Um comentário:

  1. OI ISABELLA, SABE QUE AQUI CUIDAMOS DA ALIMENTAÇÃO MAS SEM EXAGEROS, SÓ EVITO UM POUCO OS ALIMENTOS PRONTOS, COM MUITO CONSERVANTES DO TIPO ENLATADOS, MAS SE DÁ VONTADE DAQUELA BATATA FRITA E UM BIFÃO , NÃO TEM CONVERSA. BEIJOCAS E UMA BELA NOITE...

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!